VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM AS GARRAFAS TÉRMICAS?

As garrafas térmicas foram criadas em 1892 pelo cientista escocês James  Dewar, com uma função bem diferente da que utilizamos hoje. Ele inventou o objeto com o intuito de manter soluções químicas de laboratório em  temperatura padrão. Mais tarde, durante o século XX, o alemão Reinhold  Burger diminuiu o tamanho do recipiente térmico, deixando-o semelhante a uma garrafa, e o patenteou. 

Demoraria um tempo até o produto chegar a uso doméstico, na função que conhecemos hoje, o que só aconteceu em 1904. A partir daí as garrafas se tornaram populares e parte do dia a dia da maioria das famílias.

Mas você sabe o que faz as garrafas térmicas conservarem calor?

Existem três tipos de processos de troca de calor: convecção, condução e irradiação.

A convecção é uma forma de propagação de calor em líquidos ou gases que ocorre pela diferença de densidade entre as partes.

A condução é a transferência de calor entre as partículas que constituem um material em virtude da diferença de temperatura.

Já na irradiação a transferência de calor acontece sem a necessidade de contato entre os corpos e ocorre através de ondas eletromagnéticas. Um exemplo é o sol, que aquece a Terra mesmo a uma enorme distância.

As garrafas térmicas são feitas de forma que evite esses processos de troca de calor.

Elas são constituídas por duas camadas, como se uma garrafa estivesse dentro da outra, característica que é comumente comercializada pelos fabricantes como “parede dupla”, e ambas utilizassem o mesmo gargalo. Essas camadas são feitas de um material isolante térmico, normalmente o vidro ou aço inox, e cada uma de suas partes tem uma função.

Como a perda de calor é evitada?

O vácuo entre as camadas/paredes serve para evitar que ocorra a condução, pois esse processo necessita de um meio material para acontecer.

As superfícies espelhadas evitam que haja troca de calor por irradiação térmica, pois elas refletem as ondas de calor novamente para que a temperatura seja mantida.

A tampa é feita de material isolante para evitar o contato entre o ar e o líquido no interior da garrafa. Se houvesse o contato do ar com o líquido no interior da garrafa, isso faria com que a temperatura do líquido fosse alterada.

Dessa forma as garrafas térmicas são capazes de conservar a temperatura de qualquer conteúdo no seu interior, seja ele quente ou frio. Elas são amplamente utilizadas no dia a dia pela sua praticidade e utilidade, já que nos permitem transportar bebidas conservando a temperatura por várias horas.

Precisa de uma garrafa térmica de qualidade?

As garrafas da Toro Rojo, além de conservarem o seu líquido de 7 até 18 horas, também são revestidas em couro, trabalhado artesanalmente e com possibilidade de personalização. Há diversos modelos, com tamanhos variados e várias personalizações. Elas são ideais para chimarrão e tereré, mas também podem ser utilizadas para outras bebidas. Clique aqui e conheça nossos modelos.

Conheça nossas redes sociais:

Se cadastre em nossa lista vip e receba novos conteúdos, novidades e promoções exclusivas:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.