CHIMARRÃO E TERERÉ: QUAL A DIFERENÇA?

O chimarrão e o tereré são bebidas que carregam uma grande importância histórica, especialmente no que concerne a cultura dos povos do Sul e Centro-Oeste do nosso país. Apesar dessa importância, poucas pessoas entendem a diferença entre essas bebidas ou mesmo como surgiram.

Aqueles com um pouco de conhecimento sobre o assunto já podem responder, um é servido quente e o outro bem gelado. Contudo, essa resposta negligencia um universo de cultura e tradição.

Curioso para saber mais sobre o que diferencia o chimarrão e o tereré? Continue lendo esse texto e descubra!

ENTENDENDO UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DESSAS BEBIDAS

Essas bebidas não têm hora para os seus apreciadores, toma-se logo que acorda, depois do almoço, antes da janta e alguns até antes de dormir – algo que não é recomendado, pois ambas são feitas de erva mate que possui têm cafeína.

A história dessa bebida vai até muito antes da colonização Europeia, na região do Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina os povos guaranis já consumiam a bebida energética e teriam passado esse hábito aos jesuítas.

O tereré, em especial teria sido inventado durante a Guerra do Chaco, como as tropas não podiam acender fogueiras sem denunciar a sua posição, passaram a preparar a bebida gelada.

Outras fontes já dizem que os escravos que trabalhavam na colheita do mate preparavam a bebida gelada para não serem pegos e torturados. Quando pegos, eles poderiam se alistar para o exército a fim de evitar a tortura, levando também o hábito de tomar o mate gelado.

O tereré pode ser considerada como a bebida oficial do Paraguai, onde a bebida é servida em chifre de bois, chamados de guampa. A bomba, ou bombilha, é feita de metal para evitar ferrugem. Diferente do chimarrão, não há necessidade de acomodar a bomba de forma especial, apesar de que os apreciadores mais experientes o façam.

Mas são somente essas as diferenças entre as bebidas? Vamos descobrir.

AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CHIMARRÃO E O TERERÉ?

Como você já deve ter compreendido, o chimarrão é a forma de preparo quente, enquanto o tereré é sempre feito com água bem gelada. O chimarrão é tomado idealmente entre 60 e 70 °C, temperatura antes da água ferver, para não queimar a erva e melhorar o sabor. Já o tereré, o mais gelado possível.

Um acessório fundamental para ambas bebidas é o investimento em uma ótima garrafa térmica, para manter a água sempre na temperatura ideal.

Outra diferença muito importante está na forma como a erva mate seca é processada. Enquanto o chimarrão é moído bem fino, o tereré é feito com folhas moídas mais grosseiramente. Este processamento diferente da erva para as duas bebidas implica também que o tipo de bomba seja especial para cada uma, ou seja, a bomba de uma não é adequada para a outra.

O preparo do chimarrão também requer um pouco mais de habilidade, justamente para evitar o entupimento da bomba. Outro cuidado importante é com queimaduras, especialmente com crianças, devido à alta temperatura da água. É quase como um ritual que continua sendo passado de geração em geração.

Mas independente da sua preferência, esse é um hábito que reúne pessoas há anos para conversar e apreciar essas bebidas derivadas da erva mate!

COMO APRECIAR ESSA BEBIDA DA FORMA CERTA

A melhor forma de apreciar essa bebida é na temperatura certa! Seja o chimarrão ou o tereré, é sempre importante contar com uma boa garrafa térmica para poder tomá-los em qualquer local!

Entre em nosso site e descubra as inúmeras opções que criamos para você!

Conheça nossas redes sociais:

Se cadastre em nossa lista vip e receba novos conteúdos, novidades e promoções exclusivas:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.